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Opinião: Planos de saúde lideram ranking de reclamações dos consumidores em 2023

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Categoria: Segunda opinião

Setor atingiu, no ano passado, maior percentual de queixas desde 2018, segundo estudo do Idec.

Os planos de saúde desempenham um papel fundamental na vida dos seus beneficiários, onde a expectativa é que ofereçam atendimentos de qualidade e acessíveis quando necessário.

A possibilidade de realizar consultas, exames, procedimentos e tratamentos com agilidade e aliada à prevenção e à promoção da saúde, faz com que os planos de saúde sejam um recurso valioso para a manutenção do bem-estar e da segurança financeira.

Maior percentual de queixas

Segundo a matéria publicada pela InfoMoney, em março de 2024, o setor de planos de saúde atingiu, no ano passado, o maior percentual em relação a outros temas desde 2018.

As reclamações contra as empresas do setor tiveram a maior porcentagem entre os associados da Instituição, com 29,3% do total, sendo as principais queixas:

  • Dúvidas e reclamações a respeito de contratos (envolve, principalmente, descredenciamentos e problemas com reembolsos), com 29,7%;
  • Reajustes de planos de saúde (também 29,7%);
  • Negativa de cobertura, com 8,74%.

O papel dos planos de saúde

Diante desse contexto, torna-se cada vez mais necessário aos planos de saúde ter uma gestão diferenciada, estruturada, que demonstre compromisso com a inovação, o suporte aos beneficiários e a promoção da saúde. Garantindo assim, a qualidade dos serviços prestados, a sustentabilidade financeira da operadora e a satisfação dos beneficiários. Uma gestão eficiente envolve diversos aspectos, tais como:

Controle de custos: Buscar otimizar os custos operacionais e administrativos, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e transparente.

Qualidade do atendimento: Deve-se priorizar a qualidade do atendimento aos beneficiários, promovendo o acesso a uma rede de profissionais qualificados e estabelecimentos de saúde bem equipados.

Transparência e comunicação: Uma boa gestão inclui uma comunicação clara com os beneficiários, fornecendo informações sobre coberturas, reembolsos, procedimentos, rede credenciada, entre outros aspectos.

Adaptação ao mercado: Deve-se acompanhar as mudanças no cenário da saúde e as demandas dos beneficiários, buscando constantemente melhorias e inovações.

Qualirede: Gestão para planos de saúde

A Qualirede destaca-se nesse ramo, através da forma como faz a gestão de seus clientes, contando com um software completo que apoia as operadoras de planos de saúde a gerenciar seus atendimentos, auditorias e processos administrativos de forma eficiente e eficaz.

Ainda, conta com uma equipe especializada, processos e fluxos estruturados, e bases científicas para aprimorar a qualidade da assistência e reduzir os custos assistenciais.

Uma gestão bem executada não só beneficia os usuários dos planos de saúde, mas também fortalece a confiança e a reputação da operadora.

Isso resulta em uma relação mais saudável entre a operadora e seus clientes, promovendo uma experiência positiva e segura no que diz respeito aos cuidados com a saúde.

Artigo de opinião por Jamille Grudzien

Gerente de operações da Qualirede

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