Siga-nos!

O que nos faz ser uma empresa GPTW?

Categoria: Notícias

Por Cláudia Conserva – Diretora de Gestão de Pessoas 

Fazer parte do ranking da Great Place to Work, a GPTW, é algo almejado por várias empresas que passam a ser reconhecidas por seu excelente ambiente de trabalho. São os próprios colaboradores que avaliam critérios como credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Há vários pontos comuns a essas empresas, como o sentimento de pertencimento das pessoas, os benefícios oferecidos, e claro, a atenção à saúde do colaborador, além de algumas ações isoladas. Todos esses pontos são muito importantes e necessários para um bom ambiente de trabalho e possibilitam maior capacidade de realização, que por si só, gera grande satisfação profissional

Gostaria de destacar aqui, a capacidade de realização. Hoje, à frente da gestão de pessoas da Qualirede, que acabou de alcançar o 6º lugar no ranking das melhores empresas para trabalhar em SC, pela GPTW, percebo algo a mais. Acredito que essa também é a percepção dos nossos mais de 1100 colaboradores alocados em todo o Brasil, que nos trouxeram para essa posição. 

O que guia a Qualirede ao GPTW

O que temos na Qualirede é um investimento no desenvolvimento das pessoas que vai além do financeiro. Há uma aposta real no potencial de todos, que são estimulados permanentemente a ir além e inovar nas suas atividades. Isso aumenta a credibilidade na empresa e a confiança em si mesmos, e por consequência eleva a autoestima e felicidade com o trabalho que se realiza.

Como exemplo, temos um programa voltado para o desenvolvimento de estagiários chamado Q Impulsiona, que recebeu agora em 2020 o Prêmio Ser Humano da ABRH/SC. Além de capacitações mensais, eles recebem orientações para desenvolver um projeto de inovação na área em que atuam, e são acompanhados durante todo o semestre por um mentor da área e pela Gestão de Pessoas. Os projetos são apresentados para uma banca avaliadora e os trabalhos de maior criatividade e usabilidade são premiados, com efetivação e valor monetário.

Paralelo a isso, há um cuidado imenso e respeito por todas as pessoas. Os Qualiheads, como são chamados os colaboradores, já entendem isso desde o primeiro contato ainda no processo seletivo. Antes mesmo de iniciar o trabalho conosco, o então candidato recebe o nosso código de cultura e escolhe participar e contribuir para esse ambiente. Esse compromisso desde o início assegura a manutenção da nossa cultura que coloca as pessoas em primeiro lugar – um dos nossos quatro valores inegociáveis. 

Pessoas em primeiro lugar

Na Qualirede, levamos isso muito a sério, tanto que cada situação delicada e específica, pela qual passam nossos Qualiheads, é tratada com muita atenção pelo líder e pela gestão de pessoas, muitas vezes chegando a ser debatido com a nossa CEO, para encontrarmos a melhor forma de apoiar o colaborador na sua necessidade.

Pensando nos benefícios citados anteriormente, na Qualirede temos várias ações diferenciadas para os colaboradores, todas pensadas e adaptadas de acordo com a região. Aqui, tudo que é oferecido em uma unidade é realizada em todas, como por exemplo, as comemorações dos aniversariantes do mês. Elas acontecem no mesmo dia e horário em todos os escritórios, revezando a cada mês, manhã ou tarde, para que todos participem. Nada é apenas para cumprir uma determinação, seja de alguma categoria profissional ou sindicato. Sempre incentivamos a participação de todos em todas as celebrações, atividades de saúde ou voluntariado. Temos ginástica na empresa, yoga, coral e aulas de teatro, além da laboral e frutas, que são oferecidas durante a semana. Tudo é motivo para comemoração e presentes, casamento, formatura, gravidez ou promoção. 

São destaques os programas que recebemos o prêmio Ser Humano pela ABRH BA, com o “Programa Baby – cuidando de quem cuida” e pela ABRH SC, com o “Programa Q Impulsiona”.

O primeiro prêmio é um benefício voltado para a saúde das gestantes. Elas recebem orientações de profissionais de saúde, desde a manutenção de hábitos saudáveis para essa fase até dicas sobre aleitamento, alimentação  e pós-parto, além de um kit com mimos de cuidado para o bebê. Com 80% do quadro de colaboradores formado por mulheres, a Qualirede entende que gravidez é algo a ser festejado e, ao mesmo tempo, cercado de cuidados e principalmente segurança profissional. 

Igualdade: o segredo para ser uma GPTW

Assim como as mulheres, todos os profissionais são valorizados independente de qualquer particularidade como cor, religião, preferências sexuais ou outras. Tanto que na pesquisa da GPTW, a questão sobre todos serem tratados da mesma forma, recebeu nota 100 pelos colaboradores.

Há muitas outras ações ou práticas que adotamos na empresa que poderiam ser citadas aqui, mas todas elas são fruto de uma crença enorme na capacidade profissional das pessoas e no respeito absoluto por todos. A percepção de que todos somos iguais e  a consideração e respeito pelas diferenças, orienta nossas decisões e ações relacionadas aos nossos Qualiheads

Acredito que esse é o principal motivo pelo qual somos felizes na Qualirede. E pessoas felizes constroem um bom ambiente de trabalho.

Compartilhe esse post!

Fale com o nosso time comercial e personalize sua solução!

Se inscreva na Newsletter:

Biblioteca de conteúdos
Gratuitos:

Destaques do Blog:

Inversão etária leva Qualirede a reforçar atenção primária para idosos

Abril Azul: Mês de conscientização sobre o autismo

Web Summit Rio 2024: O futuro da saúde com inteligência artificial

Multimorbidade: Um desafio na gestão da saúde

Cartilha de saúde gratuita