Siga-nos!

Afinal, é possível reduzir a sinistralidade em planos de saúde? 

Publicado em:
Categoria: Gestão em Saúde

Estratégias eficientes para reduzir a sinistralidade em planos de saúde

A sinistralidade em planos de saúde tem sido uma preocupação crescente, especialmente diante dos desafios impostos pela pandemia e pelo aumento dos custos médicos.  

A sinistralidade, principal aspecto que explica o desempenho nas operadoras médico-hospitalares, registrou no acumulado dos 3 primeiros trimestres de 2023 o valor de 88,2% (cerca de 2,1 pontos percentuais abaixo do apurado no mesmo período do ano anterior), o que indica que em torno de 88% das receitas advindas das mensalidades são utilizadas com as despesas assistenciais.

Tal resultado, ainda superior ao observado nos anos pré-pandemia, foi fortemente impulsionado por algumas das maiores operadoras do país.  

No entanto, há soluções eficazes para lidar com esse problema e garantir a sustentabilidade financeira dos planos, bem como a qualidade do atendimento aos beneficiários. 

Na Qualirede, estamos comprometidos em oferecer soluções inovadoras para a gestão de planos de saúde, incluindo uma metodologia própria e estruturada para a redução da sinistralidade.  

Com um time técnico altamente qualificado e o uso de tecnologia de ponta, estamos preparados para auxiliar nossos clientes nesse desafio. 

Confira abaixo algumas das melhores estratégias para reduzir a sinistralidade: 

1. Gestão do cuidado e atenção primária à saúde (APS): Atuamos na gestão do cuidado, implementando clínicas de APS para oferecer uma abordagem preventiva e proativa à saúde dos beneficiários.

Isso inclui programas de acompanhamento de doenças crônicas, promoção da saúde e prevenção de doenças, contribuindo para a redução de internações e procedimentos de alto custo. 

2. Auditorias focadas na segurança do paciente: Implantamos sistemas de auditorias voltados para a segurança do paciente, garantindo a qualidade e a eficiência dos serviços prestados.

Essas auditorias identificam possíveis falhas nos processos de cuidado e ajudam a implementar medidas corretivas para evitar eventos adversos e reduzir desperdícios. 

3. Gestão da rede credenciada: Realizamos uma gestão estratégica da rede credenciada, estabelecendo parcerias com prestadores de serviços em saúde alinhados com nossos objetivos de qualidade e eficiência.

Utilizamos informações qualificadas e comparadas para garantir uma rede credenciada de alta qualidade. 

4. Equipe integrada e motivada: Mantemos uma equipe integrada, motivada e capacitada, focada na gestão de resultados e na busca contínua pela excelência.

Investimos no desenvolvimento profissional de nossos colaboradores e promovemos uma cultura organizacional voltada para a inovação e a melhoria contínua. 

Como você conferiu acima, há algumas formas de reduzir a sinistralidade em planos de saúde, e para este desafio, nada melhor do que contar com uma gestão especializada.  

Na Qualirede, apoiamos planos de saúde públicos e privados na redução da sinistralidade, garantindo uma gestão eficiente, sustentável e centrada no beneficiário.

Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos apoiar nesse desafio. Juntos, podemos promover um sistema de saúde mais acessível, eficiente e humano! 

Compartilhe esse post!

Fale com o nosso time comercial e personalize sua solução!

Se inscreva na Newsletter:

Biblioteca de conteúdos
Gratuitos:

Destaques do Blog:

Inversão etária leva Qualirede a reforçar atenção primária para idosos

Abril Azul: Mês de conscientização sobre o autismo

Web Summit Rio 2024: O futuro da saúde com inteligência artificial

Multimorbidade: Um desafio na gestão da saúde

Cartilha de saúde gratuita