Quanto tempo você dedica à sua alimentação? No Dia Mundial de Prevenção da Obesidade, a nutricionista da Qualirede, Rosemeire Romanello (CRN10 – 5442), recomenda uma forma diferente de se alimentar: o Mindful Eating. “Um em cada cinco brasileiros é obeso e pouco se fala sobre a importância de comer de forma consciente, percebendo as sensações e as emoções envolvidas no ato de se alimentar. É preciso ir além da simples escolha de alimentos saudáveis”, destaca Rosemeire.

O que é Mindful Eating?

Trata-se de um conjunto de técnicas, derivadas da prática budista de meditação, conhecida como mindfulness, que priorizam o momento presente. Ao se alimentar utilizando os conceitos de Mindful Eating, o indivíduo foca sua atenção em si mesmo, considerando o ritmo cardíaco, a respiração e respeitando as vontades do corpo. “O comportamento alimentar pode ser afetado pelas emoções, influenciando as escolhas de alimentos, as quantidades ingeridas e a frequência das refeições. A alimentação consciente desperta nosso prazer de comer e beber e nos faz ficar mais atentos aos pensamentos, às sensações físicas e às emoções que estão presentes no ato de comer”, lembra a especialista da Qualirede.

Confira dicas para comer de forma consciente:

  1. Esteja presente no momento de comer.
  2. Questione sua fome! Avalie se está realmente com fome ou só com vontade de comer.
  3. Utilize todos os sentidos no ato da refeição e você consumirá a quantidade necessária para que esse momento seja nutritivo e gratificante.
  4. Coma devagar e sempre mastigue muito bem.
  5. Aprecie as cores, os sabores e as texturas dos alimentos.
  6. Inclua alimentos mais saudáveis em todas as refeições.
  7. Sozinho ou em família, desfrute desse momento agradável.
  8. Coma com atenção plena. Assim, os sinais de fome e saciedade ficam mais perceptíveis.
  9. Respeite o seu corpo e coma somente o necessário para estar saciado e garantir a nutrição.
  10. Durante as refeições, fique longe dos eletrônicos. Nada de TV, celular ou computadores.
Qualirede