Homem que se cuida vive mais e melhor

10 de novembro de 2020

Após a campanha do Outubro Rosa, sobre a importância da prevenção do câncer de mama, começa o Novembro Azul, desta vez voltada aos homens.

 

O Novembro Azul é um movimento para conscientizar os homens sobre os riscos de desenvolver o câncer de próstata. Mas acredite, vai além: ele é sinônimo de informação sobre doenças masculinas, cuidados e prevenção.

 

Novembro Azul no Brasil

O Novembro Azul no Brasil foi criado a partir de uma parceria entre o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia, com o intuito de promover a informação sobre o câncer de próstata e a mudança de paradigmas sobre a busca do homem por assistência médica.

 

Apesar de ter iniciado com a abordagem no câncer de próstata, a campanha se expandiu para tratar da saúde masculina em todos os âmbitos, numa perspectiva de saúde integral, que cuida da saúde do paciente de forma ampliada, levando em consideração a sua saúde física e psicológica.

 

Assim como no Outubro Rosa, os lugares são iluminados com a cor azul em apoio à campanha.

 

Sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer em homem, sendo a idade um fator de risco, que aumenta significativamente a partir dos 50 anos. Na maioria dos casos, é uma doença que cresce lentamente e sem apresentar sintomas.

 

Sem a existência de dores, os homens acreditam que não precisam visitar o médico ou realizar exames. Por isso, surge a importância de conscientizar a população masculina sobre exames preventivos e o diagnóstico precoce da doença.

 

Na fase avançada do câncer de próstata pode haver dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

 

Sintomas mais comuns do câncer de próstata

  • Dificuldade de urinar
  • Diminuição do jato de urina
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
  • Sangue na urina

 

Quais exames identificam o câncer de próstata?

O câncer de próstata pode ser diagnosticado precocemente. Os exames que identificam a doença são o antígeno prostático específico (PSA) no sangue e o exame de toque retal. É importante que os exames sejam realizados em conjunto, porque pacientes com nível normal de PSA também podem apresentar tumor maligno.

 

Para a confirmação da doença, ainda podem ser solicitados exames complementares, como a biópsia e exames de imagem.

 

Prevenção de doenças masculinas

Você sabia que os homens têm propensão a doenças como diabetes, obesidade e hipertensão? Por isso, é muito importante promover a prevenção de doenças masculinas.

 

A prevenção só é possível com comprometimento, assumindo o autocuidado, com práticas saudáveis e a realização de exames preventivos.

 

Exames preventivos que colaboram para manter a saúde em dia

  • Exame de sangue
  • Verificação da pressão arterial
  • Verificação de peso e índice de massa corporal
  • Função pulmonar (indicada aos fumantes)
  • Teste de glicemia, para prevenção de diabetes
  • Exame de hepatite B, C, HIV e Sífilis

 

Práticas que colaboram para promover a qualidade de vida

  • Hábitos saudáveis, como a prática de atividade física
  • Consumo de alimentos in natura ou minimamente processados
  • Redução do uso de cigarro e bebidas alcoólicas
  • Convivência com amigos e familiares para fortalecer laços afetivos

 

O combate ao preconceito do exame de toque retal

A campanha do Novembro Azul tem conquistado inúmeros avanços com as ações de conscientização, mas ainda prevalece o preconceito e a imagem de super-herói, em que o homem não precisa ir ao médico, buscar ajuda ou realizar exames de rotina.

 

Um dos maiores desafios da campanha é combater o preconceito em relação ao exame de toque retal, e promover a informação de forma ampla, que atinja o modo de pensar dos homens sobre a importância da própria saúde.

 

Uma vez que o toque retal é um dos principais exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, a forma como é realizado gera preconceito e piadas acerca da sexualidade do homem. É preciso acabar com o preconceito que existe sobre o exame, porque é com ele o urologista poderá identificar se o tecido possui característica de um tumor maligno ou não.

 

Participe e incentive o Novembro Azul, o cuidado com a saúde é o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. Alerte seus amigos, familiares e colegas de trabalho, homem que se cuida vive mais e melhor!

Publicações recentes

    Deixe seu comentário