Gerenciamento de risco: como garantir a segurança do paciente

27 de janeiro de 2020
Gerenciamento de risco: como garantir a segurança do paciente

Gerenciamento de risco é um termo amplamente utilizado por qualquer empresa que busca o sucesso profissional. Saber lidar com possíveis crises e riscos é fundamental para o amadurecimento da organização. Quando levamos o termo para a área da saúde, entretanto, o assunto torna-se mais delicado: erros e crises podem levar à piora do quadro de saúde de pacientes ou à morte, em casos mais graves.

Lidar com a vida das pessoas traz, então, a responsabilidade de evitar ao máximo possíveis erros de processo e cuidados no ambiente hospitalar. Exatamente por isso, quando pensamos em gerenciamento de risco em saúde, devemos procurar mais ações preventivas e menos reativas.

A amplitude do gerenciamento de risco em saúde

Mas, como, de fato, deve ser pensado o gerenciamento de risco do paciente?

Como todo tipo de gerenciamento, a gestão de risco em saúde requer planejamento e foco. O primeiro passo para isso, é compreender que o foco sempre será o bem estar do paciente, ainda que o objeto de análise não seja diretamente o mesmo. Isso porque todos os processos que envolvem o ambiente hospitalar ou de prestação de serviço de saúde impacta diretamente no indivíduo.

A auditoria do cuidado 

Não há necessidade, entretanto, da prestadora de serviços de saúde realizar todo o trabalho sozinha. Ainda que seja extremamente necessário o comprometimento de toda a equipe, ainda assim é possível contar com processos externos de auditoria hospitalar – ou, como é melhor conhecida, a auditoria do cuidado. 

Carro chefe da Qualirede, a auditoria do cuidado visa averiguar e assegurar que todos os procedimentos hospitalares são executados corretamente, focando em medidas preventivas que garantem a boa e rápida recuperação do paciente, minimizando o risco de eventos adversos.

Periodicamente, equipes altamente qualificadas realizam a perícia não só de procedimentos humanos, mas também a regulagem e qualidade de maquinário e diversos equipamentos hospitalares. 

Ainda que a auditoria do cuidado seja um serviço realizado por pessoal externo, a parceria com a equipe local, engajada e envolvida, é essencial. Os resultados da auditoria não se resumem apenas a consertar possíveis falhas e criar medidas preventivas, mas sim aprender com as situações do dia a dia. Assim, a equipe de auditoria do cuidado da Qualirede busca capacitar a equipe do prestador, contribuindo, assim, ainda mais para a eficiência e segurança do local.

Outros serviços

Gerenciamento de risco contempla uma gama de muitas ações que contribuem para sua boa manutenção. Além da auditoria do cuidado, diversos outros serviços da Qualirede contribuem para a segurança do paciente. 

É o caso, por exemplo, da Atenção Integral à Saúde, a AIS. Voltada principalmente para pacientes crônicos, as equipes de enfermeiros e outros profissionais realizam a gestão de saúde via telefone ou visita domiciliar, garantindo que o indivíduo está, de fato, realizando todo o tratamento exatamente como deve, assegurando que o mesmo não enfrente pioras no quadro, o que pode resultar em reinternações ou novas consultas.

Especialista em gestão de serviços de saúde, a Qualirede possui diversas  soluções que trazem mais segurança para seu negócio. Para conhecer mais sobre nossos serviços e soluções, é só ficar de olho no nosso blog e no nosso portfólio – é só clicar aqui!

Publicações recentes

    Deixe seu comentário