Saúde mental, como está a sua?

Atualmente a saúde mental é definida como um conjunto de comportamentos emocionais que se equilibram em prol de um convívio pessoal e social saudável com os demais membros da sociedade. Apesar de parecer um tanto quanto óbvio, o conceito de saúde mental tende a ser muito diversificado em especial quando se adicionam fatores cultuais e sociais para justificar o comportamento do indivíduo, logo não existe um comportamento homogêneo que possa determinar com precisão o termo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que não existe definição “oficial”, pois a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica. Admite-se, entretanto, que o conceito de Saúde Mental é mais amplo que a ausência de transtornos mentais.

Alguns critérios para avaliar sua saúde mental:

  1. Atitudes positivas em relação a si próprio
  2. Crescimento, desenvolvimento e auto realização
  3. Integração e resposta emocional
  4. Autonomia e auto determinação
  5. Percepção apurada da realidade

Portanto, saúde mental é se sentir bem consigo mesmo e na relação com os outros. É ser capaz de lidar de forma positiva com as adversidades e ter confiança no futuro!

E não esqueça, para manter uma boa saúde mental, não se isole, reforce laços familiares e de amizade, mantenha-se intelectual e fisicamente ativo, e consulte um profissional de saúde perante sinais ou sintomas de dificuldades emocionais.

Mérope Vedana

CRP: 12/09736

Psicóloga

 

 

Fontes:

https://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1059

https://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/51510/saude-mental-conceito

Qualirede