Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início a uma campanha sobre depressão, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida. Neste ano, a OMS decidiu chamar a atenção a três grupos mais afetados: os jovens com idade entre 15 e 24 anos, mulheres em idade fértil (especialmente após o nascimento de uma criança) e idosos.

Com o lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”), a iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências.

Conversar abertamente sobre depressão é o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. Assim, cada vez mais pessoas poderão procurar ajuda.

Algumas dicas importantes:

A depressão é um transtorno mental comum que afeta pessoas de todas as idades e condições sociais e de todos os países.
O risco de depressão é agravado pela pobreza, o desemprego, os eventos de vida como a morte de um ente querido ou o rompimento de um relacionamento, doenças físicas e problemas causados ​​pelo álcool e drogas.
Sintomas como tristeza, desânimo para fazer atividades diárias, falta de motivação para trabalhar, pode não ser “preguiça” ou um simples cansaço. Não julgue a pessoa que possa estar apresentando estes sintomas, pois é possível que esta doença silenciosa esteja se instalando.
Se você ou alguém que você conhece sofre ou sofreu de depressão, há muitas maneiras de ajudar a prevenir e controlar esta condição. Conversar com alguém de confiança, procurar ajuda médica e manter uma postura positiva perante a vida são primordiais para o tratamento.

Outra atitude indispensável é manter as pessoas que você ama por perto. Ter uma rede social na qual se apoiar é uma parte incrivelmente importante do processo de se sentir seguro e feliz.

 

Fonte:

ROSA, Marina O. Vença a depressão. Disponível em: https://www.ipan.med.br/blog-post/a-revista-venca-a-depressao-da-26-dicas-pra-prevenir-a-depressao/. Acesso em: 24 mar. 2017

Depressão é tema de campanha da OMS para o Dia Mundial da Saúde de 2017. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5321:depressao-e-tema-de-campanha-da-oms-para-o-dia-mundial-da-saude-de-2017&Itemid=839. Publicado em: 16 de dezembro de 2016. Acesso em: 22 mar. 2017

Saúde Mental: depressão é tema do Dia Mundial da Saúde 2017. Disponível em: https://www.rets.epsjv.fiocruz.br/noticias/saude-mental-depressao-e-tema-do-dia-mundial-da-saude-2017. Publicado em: 13/12/2016. Acesso em: 22 mar. 2017

Mérope S. P. Vedana

Psicóloga

CRP: 12/09736

Qualirede