Você não é a única pessoa que reconhece os benefícios da atividade física e não encontra tempo para praticar. O Brasil tem aproximadamente 46% de pessoas sedentárias, e destas, 27% justificam a inatividade física pela falta de tempo*. O sedentarismo pode ser considerado uma consequência do estilo de vida atual, com muitas horas de trabalho laboral e muita tecnologia disponível. Mas é possível ter benefícios com 30 minutos diários de atividade física e até mesmo dividir esses 30 minutos em dois períodos de 15 minutos.

 

Sugestões que você pode fazer em casa, no trabalho e ao ar livre por 15 / 30 minutos:

– Pular corda,

– Subir/descer um degrau ou um lance de escada,

– Fazer polichinelo,

– Correr no lugar,

– Abdominais (3 séries de 20 abdominais)

– Circuito incluindo exercícios aeróbios e de resistência muscular (3 séries de 10 a 15 repetições de agachamentos, sentar e levantar de uma cadeira, elevação de tornozelo, flexão de braço)

OBS: Pode-se fazer a atividade por 1 minuto, com intervalo de 30 segundos, 10 vezes.

 

Dicas importantes para incluir mais atividade física na sua rotina:

– Utilizar a escada ao invés do elevador e escada rolante,

– Caminhar até um restaurante mais longe para almoçar ao invés de comer e aguardar sentado,

– Estacionar o carro mais longe ou saltar alguns pontos de ônibus distante do destino,

– Caminhar nos intervalos e como forma de deslocamento (padaria, supermercado, banco, etc),

– Praticar atividades de lazer mais ativas (trocar o cinema por um passeio no parque, trilha, etc),

– Realizar trabalhos domésticos e de jardinagem pensando no exercício físico que está fazendo,

– Realizar uma atividade física enquanto assiste televisão (extensão de joelhos, abdominais, etc),

– Acordar 5 minutos mais cedo e fazer alongamentos ao levantar.

 

“Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde, terá que arranjar tempo para cuidar da doença” Dr. Lair Ribeiro

 

 

Amanda Pacheco Beck

Profissional de Educação Física da Qualirede – CREF: 12363-G/SC

 

REFERÊNCIA:

*MINISTÉRIO DO ESPORTE. Diagnóstico Nacional do Esporte, disponível em 24/03/2017: https://www.esporte.gov.br/diesporte/2.html

 

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