Como a auditoria do cuidado pode ajudar na experiência do paciente?

10 de janeiro de 2020
Como a auditoria do cuidado pode ajudar na experiência do paciente?

Administrar um hospital e certificar-se que todas sua engrenagens para o bem estar do paciente estejam funcionando é um trabalho que requer uma imensa quantidade de recursos. E é este exatamente o foco e a missão da auditoria do cuidado, que verifica desde a segurança do paciente até a qualidade da infraestrutura e equipamentos do hospital ou prestador de serviços. 

Serviços privados como este podem ser tanto o aperfeiçoamento para hospitais privados quando o pilar de renovação para a saúde pública, por exemplo, ambiente onde é comum encontrar diversos problemas e gaps e organização, ainda mesmo quando existe recurso a ser utilizado.

Mas como, exatamente, a auditoria do cuidado pode ajudar os pacientes? Vamos estudar alguns problemas enfrentados por eles em alguns hospitais de São Paulo para entendermos melhor.

Como a auditoria do cuidado pode sanar as dificuldades do paciente

Em reportagem investigativa do jornal Agora, diversos pacientes foram entrevistados para darem suas opiniões sobre três hospitais públicos de São Paulo.

No hospital mais problemático dentre os investigados, os pacientes apontaram reclamações clássicas: demora de atendimento, salas de espera lotadas e sem cadeiras suficientes, macas sem lençóis, entre outros. Um problema em particular notado pelo jornal era a falta de comunicação visual, o que resultava em pacientes perdidos, sem saber encontrar as diferentes alas da instituição.

A comunicação visual parece simples. Ainda assim, quando ignorada, pode resultar numa experiência negativa que influencia negativamente não só na jornada do paciente, mas em todo seu bem estar, o que impacta até mesmo em sua recuperação, em casos específicos. Daí a necessidade da auditoria do cuidado se concentrar em analisar, avaliar e reparar em questões estruturais do prestador de saúde.

Os outros problemas citados muitas vezes podem parecer que são causados pela falta de recursos, mas pode não ser necessariamente o caso. Eles podem ocorrer por uma administração ineficaz dos recursos disponíveis. A auditoria ajuda a identificá-los e oferece soluções administrativas para uma melhor alocação de recursos. 

A auditoria do cuidado da Qualirede

O exemplo acima refere-se à realidade de hospitais públicos. Diversos aprimoramentos finos, porém, também podem existir inclusive na rede privada. É por isso que estes e outros serviços são todos prestados pela Qualirede, que preza pela eficiência da saúde, e pela melhoria da jornada do paciente. Estima-se que, no Brasil, ocorram mais de um milhão de eventos adversos por ano decorrentes de falta de cuidado, independente do tipo de hospital (público ou privado), o que contribui em 227 mil casos de óbito. 

Mais do que isso, 1 em cada 10 pacientes internados sofre algum tipo de dano que poderia ser evitado. Através da análise profunda do funcionamento do hospital, e de conversas com pacientes e funcionários, a Qualirede consegue obter informações para desenvolver um plano de ação para corrigir as principais dificuldades enfrentadas por um hospital. 

A auditoria do cuidado também assegura que todos os procedimentos hospitalares estão de acordo com o esperado e dentro das normas preestabelecidas. Assegurar uma infraestrutura que abrace a necessidade de todos os pacientes, sem distinção, é garantir também um atendimento humanizado, pessoal, com mais eficiência, rapidez e acuidade, garantindo um serviço de qualidade, o que gera economia de custos e uma jornada do paciente mais assertiva.

Em linhas gerais, o serviço visa, então, assegurar que o paciente não sofra com efeitos colaterais ou recuperações não eficazes que resultem em reinternações. É por meio de ações como a Atenção Integral à Saúde (AIS), principalmente voltada para crônicos, que equipes asseguram não apenas que a desospitalização pode ser realizada, mas que também todos os cuidados e necessidades do paciente sejam supridas no ambiente doméstico, por meio de equipes especializadas que realizam o acompanhamento do indivíduo remotamente, por telefonemas ou visitas domiciliares. Assim, com a auditoria do cuidado, implanta-se um modelo, dentro das necessidades do solicitante, de cuidados com o paciente, internado ou não.

A Qualirede trabalha há 10 anos no sistema de saúde brasileiro, com o intuito de levar mais saúde para mais pessoas. Com atendimento a mais de um milhão e duzentos mil pacientes, a empresa tem um grande histórico de sucesso. Se você quer saber mais sobre nossa expertise e nossos produtos e soluções, acesse nosso portfólio! É só clicar aqui!

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