Siga-nos!

O que torna a APS tão especial?

Categoria: Qualirede

Conheça os atributos do modelo!

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

O que é a APS?

Chamamos de Clínica de APS a clínica voltada à Atenção Primária à Saúde, que conta com médicos de referência, especialistas em medicina de família e comunidade, além da equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos. Todos com objetivo de identificar as principais demandas e necessidades individualizadas de cada beneficiário.

É comumente o primeiro contato com um serviço de atenção à saúde, oferecendo atendimento abrangente, eficiente e baseado no histórico familiar e estilo de vida, identificando as necessidades de saúde da pessoa e da família ao longo da vida. 

Caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde com vistas à promoção e a proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde. É a principal porta de entrada para vários tratamentos e cuidados de saúde: consultas com especialistas, exames diagnósticos e tratamentos individualizados através das redes conveniadas.

O objetivo é desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente a situação de saúde das pessoas. A clínica de APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, que varia dos casos mais simples aos mais complexos.

Atributos da APS

1. Acessibilidade e pimeiro contato

  • Equipe: Dimensionada e composta adequadamente para atender às demandas da população.
  • Agenda: Garantia de atendimento à demanda espontânea, acesso avançado em 48h e agenda para 72h.
  • Multicanalidade: Disponibilidade de vários canais de comunicação para o beneficiário, incluindo atendimento na clínica, celular da equipe, OMT e busca ativa.
  • Estrutura: Localização adequada, acolhedora e atraente, com a opção de atendimento domiciliar e fácil acesso.

2. Integralidade

  • PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente): Específico para a equipe de APS, contendo linhas de cuidado e protocolos de atenção integral.
  • Informação: Integração de informações e análise de utilização.
  • Rede: Estabelecimento de referência e contrarreferência com especialidades, incluindo uma rede específica.

3. Longitudinalidade

  • Informação: Utilização de dados para acompanhamento das mudanças de perfil e necessidade de adaptações, com o uso de protocolos e evidência científica.
  • Técnica: Implementação de rotinas de discussões técnicas sobre o perfil populacional e casos específicos.
  • Planejamento: Adaptação das estratégias para atender às necessidades em constante evolução.
  • Capacitação: Educação permanente da equipe e matriciamento com especialidades para novas demandas de saúde.

4. Coordenação do Cuidado

  • Informação: Gestão da população com base em informações.
  • Técnica: Implementação de rotinas de discussões técnicas sobre o perfil populacional e casos específicos.
  • Planejamento: Estratégias planejadas de captação, monitoramento e acompanhamento do plano terapêutico, incluindo um plano conjunto de resolução de problemas.
  • Rede: Estabelecimento de referência e contrarreferência conforme necessário, acompanhamento do paciente em sua trajetória.

Resultados da nossa APS

  • 95% de Resolutividade: Indicador crucial da qualidade e eficiência do sistema de saúde, refletindo a capacidade de oferecer assistência completa e satisfatória.
  • Compromisso com a Excelência: Nossa APS é certificada pela A4 Quality HealthCare, seguindo os padrões do programa QUALISS da ANS.
  • NPS (Net Promoter Score) de 94: Recebemos uma classificação de excelência, com uma pontuação de 94, de acordo com a avaliação dos beneficiários.

A APS se destaca não apenas pelos serviços prestados, mas pelos atributos que a definem e pelos resultados tangíveis que oferece à comunidade que atende.

Faça um tour virtual por uma de nossas clínicas de APS.

Fale com o nosso time comercial

Compartilhe esse post!

Fale com o nosso time comercial e personalize sua solução!

Se inscreva na Newsletter:

Biblioteca de conteúdos
Gratuitos:

Destaques do Blog:

Reduzindo taxas de reinternação com a alta segura em pacientes cardiológicos​

Medicina S/A: Qualirede renova certificação de compliance

Fevereiro roxo e laranja e as ações da Qualirede 

#NaMídia: Qualirede renova certificação de compliance   

Opinião: Lei do Rol e a judicialização em planos de saúde