Siga-nos!

Fevereiro roxo e laranja e as ações da Qualirede 

Categoria: Gestão de pacientes

O mês de fevereiro, conhecido como Fevereiro Roxo e Laranja, é marcado pela celebração de duas importantes campanhas voltadas para a prevenção, conscientização e combate de algumas doenças. 

Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia: Compreendendo as complexidades

O mal de Alzheimer e a fibromialgia são doenças que não possuem cura, mas tem tratamento eficaz. Para esses casos, enfatiza-se a importância do rastreio precoce e diagnóstico correto, o que levará o indivíduo a viver com maior qualidade de vida. 

Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) Distúrbio crônico, no qual o organismo produz mais anticorpos que o necessário para mantê-lo em pleno funcionamento. Esses anticorpos em excesso atacam o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações.

Um tratamento assertivo visa diminuir e controlar os sintomas que podem ser: cansaço, febre, perda de apetite, machas vermelhas sobre o nariz e bochechas, lesões na pele, inchaço e rigidez nos músculos, dificuldade para respirar, ansiedade, dentre outras.  

Fibromialgia – Acomete as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. Os principais sintomas são: cansaço excessivo, distúrbios no sono, ansiedade, depressão, dificuldade de concentração e memória, além de pontos dolorosos nos músculos.

A doença pode se manifestar após eventos graves como um trauma físico, psicológico ou, até mesmo, uma infecção. Quando necessário, o uso de medicamento para controle da dor, associado a atividade física regular e terapia ofertam mais qualidade de vida.  

Alzheimer – Doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, como a perda da memória, prejudicando a capacidade laboral, as relações sociais, o comportamento, além de alterar a personalidade da pessoa. A progressão da doença costuma ser lenta e, com o passar dos anos, afeta a capacidade de execução de tarefas diárias.  

Fevereiro laranja: Doação de medula óssea e conscientização sobre leucemia  

Leucemia – Um tipo de câncer maligno que afeta os glóbulos brancos, sua origem ainda é desconhecida. Existem mais de 12 tipos de leucemia que acometem mais crianças, adolescentes e idosos.

Dentre os sintomas que costumam aparecer os principais são manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, anemia, palpitação, perda de peso, dores (articulares e óssea), gânglios linfáticos inchados, fadiga, infecções recorrentes, tontura, perda de apetite.

O tratamento irá variar de acordo com o tipo e agressividade, sendo o principal o transplante de medula óssea. 

A campanha para DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA é extremamente importante, pois a cada 100 mil pacientes, apenas 01 é compatível. Diante desse dado estatístico, denota-se o quão é importante se tornar um doador.

Quanto mais pessoas se habilitando a serem doadoras, maiores são as chances dos pacientes em encontrar a cura. Então, vamos doar expectativa de vida? 

Atenção integral à saúde: Promovendo o bem-estar e a sustentabilidade

A equipe da Atenção Integral à Saúde da Qualirede desenvolve um papel essencial no gerenciamento de pessoas com doenças crônicas, através do telemonitoramento humanizado e efetivo, no qual o paciente está no centro do cuidado. 

Neste atendimento identificamos os fatores de riscos e orientamos o cuidado com estratégias preventivas, incentivando e motivando, principalmente, a realização de check-up periodicamente.  

Soma-se a isto, a divulgação de dicas de saúde, palestras, rodas de conversa, dinâmicas, card e revistas com o objetivo de divulgar conhecimento, impactando positivamente no bem-estar das pessoas.  

Nas ações coletivas os profissionais da saúde prestam o primeiro atendimento, com escuta ativa, identificando fatores modificáveis para a prevenção de doenças crônicas, orientamos e incentivamos a adoção de hábitos saudáveis.  

As ações são imprescindíveis, haja vista que entregamos conhecimento científico de uma forma descomplicada e acessível, engajando o segurado no autocuidado.  

Assim,  asseguramos ampla assistência para as pessoas, além de contribuir com a redução de custos para as operadoras, tornando o sistema de saúde mais sustentável, levando mais saúde para mais pessoas.

 

Autores: 

Adriana Tedgue Ribeiro 

Patrícia Caldas Vieira 

Priscila Tavares Medeiros 

Conheça a solução de gerenciamento de pessoas com doenças crônicas da Qualirede 

Compartilhe esse post!

Fale com o nosso time comercial e personalize sua solução!

Se inscreva na Newsletter:

Biblioteca de conteúdos
Gratuitos:

Destaques do Blog:

A APS pode gerenciar urgência e emergência na saúde?

Junho vermelho – doação de sangue

Dia nacional da imunização

APS: Muito além da assistência básica

Clínica de APS – saiba como funciona o atendimento