Siga-nos!

Confira como foi a semana da enfermagem na Qualirede

Publicado em:
Categoria: Notícias

A enfermagem desempenha um papel essencial na sociedade, oferecendo cuidados essenciais e apoio emocional para as pessoas em momentos de necessidade. Reafirmando o valor de “Pessoas em Primeiro Lugar”, a Qualirede organizou um seminário de três dias para destacar a importância dessa profissão.

Dia 1: Enfermagem baseada em evidências

No dia 14 de maio, realizamos uma roda de conversa interna com o tema “Enfermagem Baseada em Evidências”.

A sessão foi mediada por Juan De La Cruz Trincado Hevia Junior, Gerente de Atenção Integral à Saúde da Qualirede, graduado em enfermagem pela Universidade do Vale do Iguaçu (Uniguaçu – PR) Especialista e Estratégia da Saúde Família com Ênfase em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Iguaçu (Uniguaçu – PR) e Enfermagem em Atenção Primaria PROFAM pelo Hospital Italiano de Buenos Aires.

Juan, com sua formação e experiência, explicou detalhadamente o conceito de enfermagem baseada em evidências, sua história e aplicação prática. Destacou a importância de fundamentar as ações de enfermagem em conhecimento e informações científicas para obter resultados mais eficazes para os pacientes.

Ele apresentou diversas fontes confiáveis para a busca de informações científicas e discutiu a necessidade de uma interpretação crítica e aprofundada dos dados disponíveis.

Os participantes adquiriram conhecimentos valiosos sobre as etapas da enfermagem baseada em evidências e as metodologias de revisão de artigos científicos.

Dia 2: Inovações tecnológicas na enfermagem

No dia 15 de maio, o encontro interno contou com a participação de Tulio Alves, enfermeiro coordenador da Clínica de APS em Recife. Tulio é Enfermeiro – UFPE/CAV, Especialista em Saúde da Família IMIP, Mestre em Políticas Públicas – UFPE, Enfermeiro Coordenador APS Recife.

Na oportunidade, Tulio abordou o tema “Inovações Tecnológicas na Enfermagem”, destacando como a tecnologia é essencial para o cuidado em saúde.

Tulio explicou os diferentes tipos de tecnologia – informação, comunicação e biomédica – e como cada uma delas pode ser aplicada na prática diária da enfermagem. Ele exemplificou como as inovações tecnológicas têm facilitado o trabalho dos enfermeiros, otimizando recursos e proporcionando um atendimento mais eficiente e humanizado.

A discussão incluiu avanços em cirurgia e reabilitação, consultas, prescrição de cuidados e medicamentos, solicitação de exames, educação em saúde e auditorias.

Dia 3: Live no Instagram

Encerrando a Semana da Enfermagem, no dia 16 de maio, realizamos uma live no Instagram da Qualirede. Mediado por Bruna Moreira, do time de marketing, o evento contou com a participação de Patricia Santana Caldas Vieira, enfermeira, doula, empreendedora social, mestre em Gestão de Políticas Pública e Segurança Social – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); pós graduada em MBA em Gestão da Qualidade em Saúde – UNINASSAU; Gestão Pública – Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia – Faculdade Integrada (AVM) e Formação de Líderes Sociais pela Falcons University. 

A live abordou a importância da enfermagem na prestação de cuidados de saúde, destacando a atuação dos profissionais além dos hospitais, na prevenção e promoção da saúde. Patricia enfatizou o impacto positivo dos cuidados preventivos de longo prazo e a redução de custos tanto para a gestão de saúde quanto para os beneficiários, especialmente através da Atenção Primária à Saúde (APS).

Os participantes da live interagiram ativamente, fazendo perguntas que foram prontamente respondidas por Patricia. Foram discutidas também as novas fases da enfermagem e como os profissionais estão se preparando para inovar e contribuir ainda mais para o setor.

Agradecimentos

A Semana da Enfermagem na Qualirede foi um sucesso, promovendo aprendizado e conscientização sobre a importância da profissão. Agradecemos a participação de todos e parabenizamos os profissionais da enfermagem pelo seu compromisso e dedicação em levar mais saúde para mais pessoas!

Compartilhe esse post!

Fale com o nosso time comercial e personalize sua solução!

Se inscreva na Newsletter:

Biblioteca de conteúdos
Gratuitos:

Destaques do Blog:

A APS pode gerenciar urgência e emergência na saúde?

Junho vermelho – doação de sangue

Dia nacional da imunização

APS: Muito além da assistência básica

Clínica de APS – saiba como funciona o atendimento