Siga-nos!

Ação de vacinação na APS Recife 

Publicado em:
Categoria: Notícias

Ação realizada na Clínica de APS em Recife, Pernambuco, realizou vacinação em beneficiários dos clientes atendidos.

A vacinação desempenha um papel fundamental na proteção da saúde individual e coletiva, sendo está uma das formas mais eficazes de prevenir doenças infecciosas que podem causar complicações graves ou até mesmo levar à morte. Quando o corpo é vacinado, ele é exposto a uma forma enfraquecida ou inativa do patógeno, estimulando o sistema imunológico a produzir uma resposta de defesa contra aquele agente infeccioso. 

A vacinação, além de proteger o indivíduo, também possui um papel relevante na saúde pública. E quando um grande quantitativo populacional é vacinada contra uma determinada doença, cria-se a “imunidade de rebanho ou coletiva”. Isso facilita para que outras pessoas também fiquem protegidas, pois, desta forma, a doença tem menos chances de se espalhar onde a maioria é imune.  

A vacinação tem sido responsável pela erradicação de doenças como a varíola e a eliminação de outras, como a poliomielite em muitos países. Além disso, é uma medida de saúde pública essencial em situações de surtos e pandemias, como vimos com a vacinação contra a COVID-19. 

A ação

No dia 24 de fevereiro de 2024, a clínica de APS Qualirede Recife organizou uma ação de vacinação que mobilizou muitas pessoas. Entre os presentes, Tulio Alves, enfermeiro coordenador da Clínica de APS em Recife, enfatizou a relevância da clínica de APS para as estratégias de promoção da saúde e prevenção. 

“A clínica de APS Qualirede Recife segue fortalecendo as estratégias de promoção da saúde e prevenção de agravos à saúde com uma campanha de vacinação para os beneficiários do TRT6 Saúde, Fisco Saúde e ADUFEPE Saúde com o objetivo de atualizar as carteiras de vacina ou da serquência a vacinação do esquema básico.

Tivemos um dia repleto de acolhimento, humanização e reencontro de colegas de trabalho. A campanha de vacina da APS ofereceu as seguintes vacinas: Hepatite B, Covid baby, pediátrica e adulto, dT, influenza, HPV e Febre Amarela. A adesão dos beneficiários, foi um sucesso. Tivemos que estender o horário da campanha para que todos fossem vacinados.

Esse tipo de campanha é muito importante para fortalecimento do SUS que nso cedeu todas as vacinas e qualirede que mostra o seu compromisso de levar mais saúde, para mais pessoas. Vacina é vida. Vacinar é um ato de amor consigo e com o próximo. “  

O sucesso da ação surpreendeu positivamente os responsáveis.  

O papel da APS na vacinação

Na área da saúde, a APS desempenha um papel crucial em campanhas de vacinação, servindo como um vínculo vital entre a comunidade e os serviços de saúde.

Com uma equipe próxima da população, os profissionais da APS têm um conhecimento profundo das necessidades locais. Isso permite uma abordagem personalizada durante as campanhas de vacinação, identificando grupos prioritários e locais estratégicos para ações específicas. 

Além disso, a APS é responsável pelo acompanhamento pós-vacinação, verificando possíveis reações e garantindo que os protocolos sejam seguidos. Isso é fundamental para a eficácia e segurança da vacinação.

A manutenção de registros precisos também é uma responsabilidade da APS, assegurando que as pessoas estejam em dia com seus esquemas de vacinação, o que é essencial para a prevenção de doenças e proteção da saúde individual e coletiva. 

Confira algumas imagens da ação:  

Compartilhe esse post!

Fale com o nosso time comercial e personalize sua solução!

Se inscreva na Newsletter:

Biblioteca de conteúdos
Gratuitos:

Destaques do Blog:

A APS pode gerenciar urgência e emergência na saúde?

Junho vermelho – doação de sangue

Dia nacional da imunização

APS: Muito além da assistência básica

Clínica de APS – saiba como funciona o atendimento