Manter a prática de uma atividade física pode ser um problema quando colocamos todos os outros acontecimentos como prioridade (se chover, se está calor demais, se passou da hora, etc) ou ainda quando adiamos o início para a próxima segunda-feira, semana que vem, o ano novo, após o Carnaval, e assim o ano passa e a atividade não inicia.

Esses pensamentos e comportamentos contribuem para uma boicotagem, na qual passamos a responder não de forma circunstancial, mas automatizada. Seguem algumas dicas que podem evitar esses comportamentos:

  • Não estabeleça a melhor data para iniciar uma atividade física, comece hoje.
  • Procure algum estabelecimento que esteja no seu caminho, ou seja, próximo a sua casa/trabalho/estudo, assim poderá aproveitar o seu tempo.
  • Vamos emendar! Se preferir realizar alguma atividade no fim da tarde, procure emendar com a sua rotina sem passar em casa antes, pois o sofá é irresistível e você pode não sair mais de casa.
  • Procure não criar empecilhos para faltar, pois o acúmulo dessas faltas é um grande facilitador para sua desistência.
  • Crie metas realistas e proponha-se a desafios! Não estabeleça metas absurdas, elas podem ser desmotivadoras. Lembre-se de que os resultados vêm em longo prazo e estendem-se por toda a vida.
  • Descubra o horário do seu corpo! A atividade física pode dar disposição, então teste o melhor horário para ser realizada.
  • Comemore os resultados obtidos, mas não relaxe na rotina.
  • Tente tornar a nova rotina em um hábito, afaste a tendência de repetir velhos hábitos e de resistir aos novos.

 

Daniela Parizotto

Profissional de Educação Física da Qualirede

CREF: 08834- G/SC

Fonte: https://www.equilibriocontinuo.com.br

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